Naviraí/MS, sábado 13 de agosto de 2022

IR 2022: Receita Federal prorroga prazo para entrega da declaração

Da redação, em

O novo prazo está publicado no Diário Oficial

A Receita Federal prorroga o prazo para a entrega da declaração do imposto de renda de 2022 até o dia 31 de maio. Contudo, a instrução normativa indicando o novo prazo teve publicação no Diário Oficial ,desta terça-feira (5).

Se você já estava começando a se desesperar com a proximidade do prazo para a entrega da declaração anual é uma boa notícia. Originalmente o prazo previsto era para terminar em 29 de abril de 2022.

De acordo com o órgão, a prorrogação visa reduzir eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19. No entanto, que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações Pois visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados. Porém, a expectativa é de que sejam entregues 34,1 milhões de declarações até a data limite.

12 milhões de declarações já foram entregues

Além disso, segundo a Receita Federal, ela prorroga o prazo do imposto a pagar apurado. Sobretudo, para o final do mês de maio. Mas as restituições seguirão o cronograma anterior. Todavia, sem nenhuma alteração. As datas permitidas para o débito automático passam a ser 10 de maio para a primeira cota.  E até 31 de maio para as demais, ou seja, para as declarações com envio após o dia 10 de maio. O pagamento da primeira cota pode se realizar com DARF.

A instrução normativa também estende de 29 de abril para 31 de maio os prazos para o recolhimento de créditos tributários e para a Declaração de Saída Definitiva do País.

De acordo com a Receita Federal, a prorrogação visa proteger a sociedade. Evitando, dessa forma, aglomerações, nas unidades de atendimento. Como também, nos estabelecimentos procurados pelos cidadãos. Que vão atrás para obter documentos ou ajuda profissional. Até sexta (01/04), quase 12 milhões de declarações já haviam sido entregues. O que equivale a 36% dos documentos esperados para o ano de 2021.

São obrigadas fazer a declaração do Imposto de Renda pessoas com rendimentos tributáveis acima de R$ 28,5 mil durante 2021. A declaração pode ser feita por meio do programa disponibilizado no site da Receita Federal.

Compartilhe
Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Print
Email

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

#Veja tambem